Como acabar com as estrias pós-emagrecimento

Como acabar com as estrias pós-emagrecimento

Diga adeus à pele de zebra e saiba como prevenir e tratar sua pele com estrias!

Depois de tanto esforço para conquistar o corpo dos sonhos, é hora de prestar atenção em outros detalhes, como, por exemplo, nas estrias. O que causa estes risquinhos avermelhados ou esbranquiçados na pele? Como tratar, evitar e acabar com as estiras pós-emagrecimento?como-acabar-com-estrias

O que é estria?

Estrias são cicatrizes causadas pelo rompimento de fibras elásticas, as quais sustentam a camada intermediária da pele, constituída de colágeno e elastinas – substancias as quais conferem elasticidade e tonicidade à pele. Vale ressaltar que não é o emagrecimento que causa a estria, e sim engordar. Depois do emagrecimento, as estrias tornam-se mais visíveis, por isso a preocupação para acabar com elas.

Estas lesões tendem a aparecer nos seios, abdômen, quadris, glúteos e coxas, e são decorrentes de vários fatores como genética, a fase do estirão, gravidez e o efeito sanfona. As estrias são lineares e com poucos centímetros de extensão. Quando “novas”, tem coloração avermelhada, e são mais fáceis de serem eliminadas do que quando estão “brancas”. 

 

Como acabar com as estrias durante o emagrecimento?

A melhor forma de aliar emagrecimento e prevenção às estrias é escolhendo uma forma eficaz para perder peso, como a reeducação alimentar, por exemplo, que permita a manutenção do peso após o término da dieta.

Outra dica é quanto à alimentação: a falta de colágeno e vitamina C favorece o surgimento de estrias, portanto, é imprescindível incluir alimentos que possuem estes dois elementos na dieta. Fibras e muita água também ajudam a manter a elasticidade da pele.

 

Como Eamgrecer

Nutrientes que previnem estrias

  • Vitamina E – Com propriedades antioxidantes – as quais combatem os radicais livres – e anti-inflamatórias, ela evita a formação de tecido mais grosso na pele, mantendo-a assim, hidratada e sedosa. Pode ser encontrada em sementes oleaginosas (como nozes e castanha-do-pará), folhas verdes, cereais integrais, tomate, cenoura e banana;
  • Vitamina B5 – A propriedade anti-inflamatória desta vitamina favorece tratamentos de escamação da pele. Além disso, é cicatrizante, mantendo a pele em bom estado. Está presente no abacate, na batata doce, no fígado bovino, no iogurte natural, no mamão papaia e no suco de laranja.
  • Zinco – Potencializa o processo de cicatrização interno e externo, encontrado em alimentos como a lentilha, o peru, o espinafre fresco, o farelo de trigo, agrião e acelga.

 

Como tratar as estrias no pós-emagrecimento?

Se apesar dos cuidados mencionados acima algumas estrias prevalecerem, anote estas dicas. Primeiramente, procure um dermatologista para lhe indicar o tratamento mais adequado e eficaz para o seu tipo de pele. Alguns dos tratamentos mais comuns para as estrias são:

  1. Peelings Físicos – Provoca a descamação da superfície da pele por meio do uso de cristais e óxidos de alumínio, a fim de tornar as estrias mais finas e menos aparentes;
  2. Peelings químico – Vale-se da ação de diferentes ácidos para suavizar as estrias, com duração de aproximadamente duas semanas; apresentam bons resultados em curto prazo, e o custo deste tratamento é mais baixo que os demais;
  3. Abdominoplastia – Consiste em uma cirurgia para remover parte do abdômen com os tecidos lesionados e flácidos; é uma medida drástica, aplicada principalmente a quem emagreceu muito rápido depois de uma redução estomacal.
  4. Técnicas com laser – Similares aos peelings, as técnicas com laser descamam as camadas da pele que possuem estrias a fim de que o organismo as reconstitua, sendo este o meio mais eficaz de acabar com as estrias – sejam elas vermelhas ou brancas.

 

Cuidados para evitar estrias

Para acabar definitivamente com as estrias é precisa se atentar a cuidados simples do dia-a-dia, como:prevenir-a-estria

  • Beber muita água, cerca de dois litros por dia;
  • Hidratar a pele com cremes e loções hidratantes – preferencialmente com cremes ricos em colágeno, elastina e óleos vegetais;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Evitar alimentos ricos em gorduras e açúcares;
  • Manter uma dieta balanceada, composta pelos nutrientes mencionados acima;

 

 

Resumo
Data da Revisão
Artigo
Como acabar com as estrias pós-emagrecimento
Pontuação
51star1star1star1star1star
Como Eamgrecer

1 Comentário

  1. Como acabar com estrias

    Olá, muito boa as dicas de como evitar as estrias durante o emagrecimento pois é muito difícil controlar isso. Usar gelatina vegetal ou até mesmo colágeno em pó pode ajudar muito nessa questão. Tratamentos naturais ou caseiros dão sempre ótimos resultados de forma segura e econômica. Parabéns pelo artigo…

Qual é a Sua Opinião sobre o Assunto? Comente!